85) “Podeis vos assentar…”

neologismo2“Abram (sic!) vossas Bíblias.” Abaixem (sic!) vossas cabeças!” “Peço a vossa atenção!”

Não sei bem se posso chamar isso de “neologismo”, mas para não ter de iniciar uma séria de correção de discurso, vou inserir aqui mesmo… rsrsrsrs

No discurso religioso, é costume usar a linguagem culta/formal para se referir a Deus. Os crentes raramente oram a Deus tratando-o como “você”. Quando vamos orar, automaticamente adotamos a linguagem formal na 2ª pessoa do singular, por exemplo: “Nós ‘te’ louvamos. ‘Tu’ és santo! ‘Tua’ bondade…”. Os católicos são ainda mais formais. Eles usam a 2ª pessoa do plural: “Nós ‘vos’ louvamos. ‘Vós’ sois santo! ‘Vossa’ bondade…” A oração do pai nosso é orada na forma culta: “Venha o ‘vosso’ reino, seja feita a ‘vossa’ vontade…” É uma tradição!

Mas essa linguagem formal é aceitável em português (ou outros idiomas) apenas em relação a Deus, como uma forma de demonstração de distinta reverência. Para nós, chamar a Deus de “você” soa desrespeitoso.

O problema é quando o orador adota a linguagem culta/formal para se referir ao auditório. É absolutamente desnecessário usar a segunda pessoa do plural (vós, vosso, vossa) em qualquer parte da liturgia. Todo o discurso litúrgico pode (e deve) ser feito na linguagem da terceira pessoa (que concorda com ‘você’/ ‘vocês’), a menos que o orador adote o discurso inteiro na segunda pessoa (vós/vosso/vossa).

Assim, em vez de dizer “Podeis vos assentar” ou “assentai-vos”, diga: “Podem-se assentar” ou “assentem-se”. Em vez de “Abram vossas Bíblias” (que está duplamente errado, pois a concordância correta seria “Abri vossas Bíblias”), diga “Abram suas Bíblias”.

E “pelamordedeus” (rsrsrsrsrs…), não digam nunca “abaixai (ou ‘abaixem’, sic!) vossas cabeças”, primeiro porque, como já foi dito, a linguagem culta não está em concordância com o discurso, e, segundo, porque cada pessoa tem apenas uma cabeça! kkkkkk… Prefira dizer no singular “abaixe sua cabeça” ou então, mais simpático, na primeira pessoa do plural, incluindo-se: “Vamos abaixar a cabeça para um momento de oração”.

Tá falado?

by Eliseu Pereira
Professor na Faculdade Batista do Paraná e na Faculdade Cristã de Curitiba
Estudou Teologia na instituição de ensino PUC PR
https://www.facebook.com/eliseugp

One Response to 85) “Podeis vos assentar…”

  1. Vanessa disse:

    Estou sempre ministrando a palavra no louvor e está expliçao foi relevante para mim. Muito obrigada. Vanessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *